Celebração e Homenagem na 2ª Noite da Novena em Capela

 

Capela, 25 de janeiro de 2024** – O Colégio Imaculada Conceição brilhou de alegria na noite de 25 de janeiro durante a 2ª Noite da Novena em homenagem à Purificação da Capela, em honra à Nossa Senhora e Rainha. O evento, marcado por fervor religioso e significado especial, contou com a presença marcante do Pe. Joelder Pinheiro Correia de Oliveira, que conduziu a Santa Celebração refletindo sobre o tema “Feliz daquela que acreditou (RM, 12-19)”.

 

A noite foi repleta de momentos especiais, com a participação ativa do Apostolado da Oração, das Irmãs SMIC, do Colégio Imaculada Conceição e do Ministério Renascer.

 

Tributo Emocionante à Irmã Joana Bosco

 

A comunidade de Capela também prestou um emocionante tributo à querida Irmã Joana Bosco, cuja vida foi marcada por um serviço dedicado e amor ao próximo. Durante o discurso de Ir. Marta Helena, foram destacadas as contribuições significativas de Irmã Joana Bosco para a cidade.

 

Batizada como Maria Izabel Nascimento, Irmã Joana Bosco ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus-SMIC em 11 de fevereiro de 1951. Sua vida religiosa foi uma jornada exemplar de fé e solidariedade cristã.

 

Legado em Capela: “Mãe dos Pobres” e Educadora Exímia

 

Irmã Joana Bosco dedicou a maior parte de sua vida religiosa ao Colégio Imaculada Conceição, deixando um legado marcante na história da cidade de Capela, sua terra natal. Além de seu trabalho educacional, ela realizou diversos projetos sociais, sendo reconhecida na cidade como a “Mãe dos Pobres” da Capela.

 

Nos anos 70, fundou o Clube das Mães, uma iniciativa social que auxiliava mães carentes do município. Seu serviço abnegado ultrapassou os muros da escola, alcançando os necessitados da cidade e do interior.

 

 

Devota de Nossa Senhora da Purificação e Missionária Incansável

 

Irmã Joana Bosco foi uma devota fervorosa de Nossa Senhora da Purificação. Ao longo de sua vida, dedicou-se ao serviço da Paróquia, desempenhando papéis cruciais como catequista oficial da Matriz da Purificação e fundadora da Cruzada Eucarística, uma obra que conduzia as crianças ao encontro pessoal com Jesus na Eucaristia.

 

Seu legado de amor, dedicação e zelo pela paróquia foi reconhecido durante a celebração, e as palavras de Santo Antônio de Pádua ecoaram: “As palavras convencem, mas os exemplos arrastam.”

 

Perpetuando um Legado de Amor e Dedicação

 

A cidade de Capela despede-se fisicamente de Irmã Joana Bosco, mas seu legado de amor e dedicação permanece vivo nos corações da comunidade. Sua história será contada e recontada, especialmente nas famílias carentes que ela assistia, deixando uma marca indelével na memória de todos.

 

A celebração da 2ª Noite da Novena foi, portanto, não apenas uma homenagem religiosa, mas também uma expressão sincera de gratidão por uma vida dedicada ao serviço e à fé. Que a luz de Irmã Joana Bosco continue a iluminar Capela, inspirando futuras gerações a seguir seus passos de amor e compaixão.

Tríbuto a Ir. Joana Bosco

“Formosa és, Rainha Imaculada/ fragrante lis, aurora divinal. Se os olhos meus um dia te olvidarem/ Ó Mãe então recorda-te de mim”. Essa era uma das mais lindas canções que Irmã Joana Bosco amava cantar. Com o coração agradecido a Deus, o Colégio Imaculada Conceição presta essa singela homenagem a nossa saudosa Irmã Joana Bosco.

Tendo por nome de batismo Maria Izabel Nascimento, a nossa Irmã Joana Bosco, assim como ela passou a ser chamada em sua Vida Religiosa, foi um exemplo de fé e solidariedade cristã.

Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus-SMIC no dia 11 de fevereiro de 1951 no Convento do Carmo, em São Cristóvão/Sergipe.

Foi no Colégio Imaculada Conceição, nesta cidade, que Irmã Joana Bosco passou grande parte da sua vida como Religiosa e exímia educadora, semeando seus ensinamentos nos corações de todos os que passaram por esta Instituição, onde construiu também um legado, entrando para a história da cidade de Capela, sua terra natal.

Também realizou diversos trabalhos sociais, atendendo aos carentes da cidade e do interior, sendo reconhecida na cidade como a “Mãe dos Pobres” de Capela; exerceu um belo trabalho de evangelização em nossa cidade- uma grande missionária. Na década de 70 fundou o Clube das Mães, uma ação social para atender as mães carentes do Município com o apoio e o auxílio de mães capelenses que as auxiliava em seus trabalhos sociais voltados às famílias carentes de Capela. Legado que jamais será esquecido pelos capelenses. Foram mais de 60 anos dedicados ao povo desta cidade.

Exímia devota de Nossa Senhora da Purificação, Irmã Joana Bosco dedicou sua Vida Religiosa a serviço de nossa Paróquia e em prol dos necessitados através de seu trabalho catequético e social. Catequista oficial da Matriz da Purificação, foi responsável por catequisar boa parte da população capelense para receber a Sagrada Comunhão nesta Paróquia ao longo de sua permanência na cidade.

Na década de 60 a pedido de Monsenhor Eraldo Barbosa, Joana Bosco fundou a Cruzada Eucarística, a “Menina dos seus olhos”, que com muita dedicação conduzia as crianças ao encontro pessoal com Jesus na Eucaristia, instruindo-as na fé e na verdade

Sempre zelosa naquilo que se refere à Igreja, deixava o Altar sempre impecável para Nosso Senhor. Trabalhou muitos anos como Secretária da Paróquia, animou vias-sacras por muitos anos e sempre tinha uma palavra confortadora, aconselhando quem a procurasse.

Evangelizou, trilhou o caminho do amor; hoje reconhecida em nossa cidade por sua vida de doação e zelo por nossa Paróquia.

Diz Santo Antônio de Pádua: “As palavras convencem, mas os exemplos arrastam”. Os exemplos deixados por Irmã Joana Bosco serão perpetuados no coração e na memória do seu povo, principalmente nas famílias carentes que ela assistia. Fica seu legado, sua história de amor e dedicação.

Capela, 25 de janeiro de 2024